TotalEnergies assegura 875,3 mil milhões de meticais para exploração de gás na Área 1 da Bacia do Rovuma
Jornalnewsmz 21 de março de 2025 – A multinacional francesa TotalEnergies já garantiu 87% do financiamento total necessário para viabilizar a exploração de gás natural liquefeito (GNL) na Área 1 da Bacia do Rovuma, localizada na península de Afungi, distrito de Palma, província de Cabo Delgado.
O diretor-geral da TotalEnergies em Moçambique, Nicolas Cambefort, revelou que já foram assegurados 13,7 mil milhões de dólares, equivalentes a 875,3 mil milhões de meticais, de um total estimado em 15 mil milhões de dólares (aproximadamente 960 mil milhões de meticais).
Financiamento conta com forte apoio internacional
Segundo Cambefort, a mobilização de fundos tem contado com a participação significativa de bancos asiáticos, com destaque para o Japão, que garantiu um financiamento de 5 mil milhões de dólares (cerca de 320 mil milhões de meticais).
Outro grande parceiro financeiro é o US Exim Bank (Banco de Exportação e Importação dos EUA), que reafirmou recentemente seu compromisso de investir 5 mil milhões de dólares no projeto.
Agora, a TotalEnergies aguarda garantias adicionais de dois bancos de exportação – um no Reino Unido e outro nos Países Baixos. "Esperamos que, com esta decisão recente dos Estados Unidos, o Banco do Reino Unido e o Banco dos Países Baixos estejam em condições de reafirmar e reconfirmar o seu suporte em breve", declarou Cambefort.
Um dos maiores investimentos da indústria extrativa em Moçambique
Com este financiamento, a TotalEnergies fortalece sua posição no mercado e garante aos investidores a viabilidade do Projecto Mozambique LNG, considerado um dos maiores investimentos da indústria extrativa em Moçambique.
A retomada do projeto ocorre num contexto de expectativas elevadas para o setor energético moçambicano, reforçando a importância do gás natural como motor do desenvolvimento econômico do país.