Trump e Putin devem reunir-se na terça-feira para discutir cessar-fogo na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que terá uma conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na terça-feira, 18 de março de 2025, para tentar avançar nas negociações de paz para a Ucrânia. A reunião ocorre em meio a esforços diplomáticos para estabelecer um cessar-fogo temporário e reduzir as tensões no conflito que já dura mais de três anos.
De acordo com a Casa Branca, Trump espera que o diálogo seja produtivo e leve a uma trégua de 30 dias, conforme a proposta apresentada pelos Estados Unidos. O governo ucraniano já aceitou a ideia, mas Moscovo impôs condições rigorosas, como a cessão de cinco regiões ocupadas, o compromisso de que a Ucrânia não ingressará na NATO e a dissolução do governo atual em Kiev.
O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, esteve recentemente em Moscovo para discutir os termos da trégua com representantes do Kremlin. Enquanto isso, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, descreveu como “promissora” sua conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov.
Por outro lado, Putin rejeita qualquer possibilidade de tropas de paz europeias supervisionarem um eventual cessar-fogo, alegando que isso poderia significar uma interferência direta da NATO no conflito.
A comunidade internacional segue acompanhando as negociações, esperando que o encontro entre os dois líderes possa representar um avanço para a resolução da guerra.